Projeto de Lei nº 2.338/23 – Perguntas & Respostas

Imagem criada por IA

O que é o PL 2338/23 que regula a inteligência artificial no Brasil?

Em termos simples, o PL 2338/23 estabelece regras nacionais para garantir uma administração estratégica responsável dos sistemas de inteligência artificial no Brasil.

    Seus objetivos têm foco principalmente em:

    • a proteção dos direitos fundamentais de cada brasileiro;
    • o uso da inteligência artificial em benefício do ser humano;
    • o estímulo à inovação.

    O PL 2338/23 foi inspirado no AI Act da União Europeia?

    Sim. O PL 2338/23 tem forte inspiração no AI Act da União Europeia e em outras normas internacionais. Isso porque o Brasil busca se alinhar a um movimento global de governança responsável da inteligência artificial.

    Cito alguns pontos comuns com o AI Act da União Europeia: abordagem baseada em risco; sistemas de alto risco; direitos dos indivíduos; supervisão humana; fomento à inovação; e ambientes regulatórios experimentais (sandboxes); entre outros.

    Quais são os sistemas de IA de alto risco para o setor financeiro?

    Segundo o item IV do artigo 14 da nova lei, são considerados de alto risco os sistemas de IA empregados para: “Avaliação de critérios de acesso, elegibilidade, concessão, revisão, redução ou revogação de serviços privados e públicos que sejam considerados essenciais (…)”.

    Neste contexto, podemos incluir os sistemas de análise de crédito, aprovação de financiamentos, definição de limites de cartão e até mesmo sistemas de prevenção à lavagem de dinheiro que tomam decisões automatizadas.

    O PL 2338/23 é uma sugestão de boas práticas para o setor financeiro?

    Não. O PL 2338/23 não é uma simples sugestão de boas práticas. Entendo que o PL 2338/23 é uma bússola para as regulamentações que serão elaboradas e implementadas para o setor financeiro.

    Penso que regular a IA não é travar a inovação — é garantir que ela seja justa, ética e segura. O setor financeiro tem a chance de liderar esse movimento com responsabilidade e consciência.

    Ressalto que este artigo foi escrito com base no texto que foi recebido pela Câmara dos Deputados na data de 17/03/2025. Ignorá-lo seria perder a chance de antecipar riscos e fortalecer a governança de sistemas que já tomam decisões com impacto direto na vida de milhões de brasileiros. Não se trata apenas de acompanhar uma nova lei, mas de enxergar, com responsabilidade, o rumo que estamos dando à inteligência artificial no setor financeiro.

    Até o próximo episódio.

    Fontes. “Porque transparência importa”.

    Portal da Câmara dos Deputados

    Deixe o seu comentário sobre este post em Contato.